20/11/2012

Racismo consciente




O racismo se enfraqueceria se todos os racistas conscientes tivessem coragem de se assumir. O motivo? Os racistas inconscientes identificariam mais facilmente a fonte da deturpação e, inevitavelmente, tentariam liquidar o racismo intrínseco que carregam.  O racista inconsciente não faz ideia de que é racista e não quer ser racista. 

O racista consciente sabe que é racista. Acredita em “estudos científicos” eugenistas e crê piamente que o negro é inferior.

Eles não moram longe. Aproveitam-se da “opinião da massa” para disseminar o ódio, sem demonstrá-lo. Deturpam e utilizam argumentos calculados para difundir pensamentos pré-avaliados. Nunca irão se assumir racistas (curiosamente, são aqueles que negam o racismo), a não ser que você seja um racista consciente e ele te identifique. 

Não é complexo identificá-los. Eles dominam o assunto, sabem do que estão falando, calculam minuciosamente cada ato. Não ignoram informações, sabem mais do que qualquer um o que é o racismo. Carregam diversos tipos de munições, direcionam as suas armas e, se você estiver desprotegido, será uma vítima totalmente inconsciente daquilo que alastra.

Um comentário:

José Mateus disse...

Ótimo texto. Parabéns.