06/12/2010

Formaturas...

Ainda me lembro da primeira formatura. Lembranças turvas de faces agitadas. Colegas pequeninos, como eu, enfileirados à espera da inédita Foto de Formatura. No corredor, paredes de tijolinhos alaranjados quase não conseguiam conter tanto movimento e excitação. Crianças hiperativas - quase um pleonasmo - com suas mentes voltadas à tão esperada foto.

Ao chegar à sala da Foto de Formatura, um rapaz moreno entregou-me um colete vermelho. Percebi uma textura aveludada enquanto o vestia. Um chapéu, também vermelho, foi colocado delicadamente em minha cabeça. Um canudo foi-me entregue. Sentei-me no pequeno banco. Bochechas rosadas, frutos da companheira timidez, combinavam perfeitamente com o ambiente avermelhado. Olhei a luz forte que iluminava toda a sala. Escutei: “Não sorria”. Não sorri. A foto, então, foi tirada.

Nosso maior anseio era a foto. As expectativas eram momentâneas. Vivíamos o presente. Futuro? Era aguardado com descuido.

Anos depois, uma nova formatura. O futuro, renegado no passado, foi adicionado ao meu vocabulário. O perfil da criança descrita não se alterou. A expectativa conserva-se. O movimento e a excitação da criança permanecem e acalentam a espera pelo futuro. A foto é aguardada, mas agora não é a única preocupação. Modificaram-se os objetivos e as responsabilidades.

Porém, devaneios juvenis tornam-se presentes, uma vez que somos frutos verdes em raízes adubadas. A inexperiência captada na foto tirada há dezoito anos retorna de uma forma consciente e pretensiosa.

O futuro é elaborado aos poucos. Meu alicerce, em fase de desenvolvimento, me propicia uma maior visão dos meus desejos. Alguns ainda ocultos, mas que se ilustrarão com o passar das formaturas...

2 comentários:

Soldadonofront disse...

...passei por aqui...

E descobri que este blog é da uma grande brasileira: Fabiana Borchio.

José Mateus disse...

Parabens por essa vitória de muitas que virão. Bjuisis